top of page
  • Foto do escritorPROF. GABRIEL DANTAS - CREF: 1419-G

14 benefícios extremamente úteis que a Ginástica Laboral proporciona a todo trabalhador.

Atualizado: 2 de fev. de 2021

Atividade aplicada nas empresas por profissionais especializados e capacitados, consistindo em exercícios específicos, previamente selecionados para a necessidade daquele trabalhador ou seu setor de trabalho. A ginástica pode ser realizada antes, durante ou após a jornada de trabalho. Atuando sempre de uma forma preventiva e após uma análise ergonômica do trabalho relativo aquela atividade.

Assim, a ginástica laboral é uma das principais ferramentas dos programas de qualidade de vida e de ergonomia nas empresas. Seus benefícios podem ser divididos em fisiológicos. psicológicos e sociais.

Benefícios fisiológicos: Ajuda na prevenção de doenças ocupacionais, melhora a flexibilidade, o alongamento muscular, mobilidade articular, aumenta o fluxo sanguíneo nas articulações e músculos além de beneficiar a orientação postural.

Benefícios psicológicos: Reforça a autoestima do trabalhador, melhora a capacidade de concentração com a quebra da rotina, reduz o nível de estresse mental e tensão geral.

Benefícios sociais: Favorecimento do relacionamento inter pessoal e do sentido de grupo, melhora da imagem da empresa junto aos colaboradores e a sociedade, estimula hábitos salutares e promove a saúde.


Um dado importante a ser salientado é o retorno financeiro que a ginástica laboral traz as organizações. Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos, indicam que para cada dólar investido em programa de qualidade de vida dos funcionários, no qual a ginástica laboral está incluída, três dólares são economizados, incluindo assistência médica, diminuição das faltas no trabalho, na rotatividade, além de um aumento significativo da produtividade, devido ao bom nível de satisfação dos trabalhadores.

Trabalhador valorizado está diretamente ligado ao aumento de produtividade.



bottom of page