top of page
  • Foto do escritorPROF. GABRIEL DANTAS - CREF: 1419-G

A verdade é que você não é a única pessoa que deseja entender o que é "Ergonomia".

A ergonomia é uma área que tem grande atuação na prevenção e manutenção da saúde dos trabalhadores proporcionando bem estar, segurança, conforto e ajudando o aumento da produtividade das empresas.



Também conhecida como a “Engenharia dos Fatores Humanos”, a Ergonomia visa o desenvolvimento e aplicação de técnicas de adaptação do homem ao seu ambiente de trabalho; técnicas eficientes e seguras de desempenhar as atividades laborais, visando a otimização do bem-estar do trabalhador e, por conseguinte, aumento da produtividade e eficiência das tarefas realizadas.


Segundo LIDA (2005) a ergonomia parte do princípio de estudar as características do trabalhador, em seguida projetar o trabalho de forma que ele consiga ser executado preservando a sua saúde, ajustando as suas capacidades e limitações, sempre adequando o trabalho ao trabalhador. A ergonomia estuda diversos fatores que influenciam o desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as consequências que agridem o trabalhador.


Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologia que busca a adaptação confortável, segura e produtiva entre o homem e o seu trabalho, basicamente procurando adaptar as condições do ambiente corporativo às características do ser humano (VERONESI, 2008).

De acordo com Dul & Weerdmeester (2004) a ergonomia tem como papel principal resolver um grande número de problemas relacionados a conforto, saúde, segurança e eficiência do trabalhador.


E como podemos ajudar?


Os programas de ginástica laboral, devem ser uma das ferramentas da ergonomia e vir acompanhado de análise ergonômica da atividade e mudanças nas condições de trabalho.

Assim deve-se considerar a grande importância de inserir a ginástica laboral como uma ferramenta ergonômica, que deve estar no cotidiano das empresas que investem em programas de qualidade de vida no trabalho e consequentemente no aumento da produtividade.

A Laboral Carioca produz análises e laudos ergonômicos além de excelentes programas de ginástica laboral.



Prevenir para viver e trabalhar melhor.

32 visualizações0 comentário
bottom of page