• PROF. GABRIEL DANTAS - CREF: 1419-G

Descubra como aumentar a capacidade pulmonar e funções respiratórias sem fazer uso de medicamentos.

Saiba como fortalecer os músculos respiratórios e melhorar o fluxo pulmonar.


Os exercícios respiratórios realizados de forma regular e moderada são peças fundamentais para ajudar a construção e manutenção do sistema imunológico.

Os pulmões é um dos órgãos mais afetados pela Covid-19, esses exercícios podem evitar problemas maiores, mas de forma nenhuma evitam a contaminação pela doença.


A respiração de maneira calma, lenta, tranquiliza a mente e o seu corpo, equilibrando e minimizando o nível de estresse. Fazer exercícios respiratórios, além desses benefícios a sua saúde em geral, com certeza irá ajudar você a ver as coisas com mais tranquilidade e ter uma vida mais saudável.


“Faça exercícios respiratórios."

3 exercícios para melhorar sua capacidade pulmonar


Respiração das narinas alternadas

Também conhecido como yoga da respiração, esta técnica ajuda a equilibrar o nosso lado racional e emocional, nos ajudando a manter o equilíbrio, principalmente em momentos de crise.

1. Sente-se com a coluna reta e feche os olhos;

2. Toque o centro da testa com o seu dedo indicador e esvazie os seus pulmões;

3. Mova o seu indicador até a sua narina direita e feche-a;

4. Inspire pela narina esquerda;

5. Expire pela narina esquerda;

6. Com os pulmões vazios, troque o seu indicador para o lado esquerdo e repita;

Faça pelo menos 10 repetições, de cada lado, alternadamente


Respiração diafragmática

A respiração diafragmática, ou “respiração abdominal”, envolve o diafragma, que supostamente faz a maior parte do trabalho pesado quando se trata de respirar.

1. Relaxe os ombros e sente-se ou deite-se.

2. Coloque uma das mãos sobre o abdômen e a outra no peito.

3. Inspire pelo nariz por dois segundos, sentindo o ar se mover para o abdômen e sentindo o estômago se mover. Seu estômago deve se mover mais do que o seu peito.

4. Expire por dois segundos através dos lábios franzidos enquanto pressiona o abdômen.

5. Repetir.


Respiração de lábios franzidos

Respirar com os lábios franzidos pode desacelerar a respiração, reduzindo o trabalho de respirar mantendo as vias aéreas abertas por mais tempo. Isso facilita o funcionamento dos pulmões e melhora a troca de oxigênio e dióxido de carbono.

Este exercício de respiração é geralmente mais fácil para iniciantes do que a respiração diafragmática, e você pode fazê-lo em casa. Pode ser praticado a qualquer momento.

Para praticar a técnica de respiração de lábios franzidos:

1. Inspire o ar lentamente pelas narinas.

2. Aperte seus lábios.

3. Expire o mais lentamente possível através dos lábios franzidos. Isso deve levar pelo menos o dobro do tempo para respirar.

4. Repetir.


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